Deseja melhorar o seu estilo de vida?

Tem feito diariamente aquilo que está ao seu alcance para cuidar do seu bem-estar, da sua energia e da sua felicidade?

O compromisso com o autocuidado é uma escolha independente do contexto e situação que estamos a viver. Ou seja, apesar de tudo aquilo que escapa ao nosso controlo e que não podemos influenciar, podemos diariamente escolher ter atitudes, comportamentos e práticas que nos ajudem a optimizar a nossa saúde e o nosso bem-estar.

Esta é uma das premissas que sustentam o conceito de Wellness, que representa fundamentalmente uma decisão consciente de assumir a responsabilidade pela própria qualidade de vida. Sob esta perspectiva, gerir o bem-estar torna-se um movimento intencional e contínuo de equilíbrio dinâmico entre as várias dimensões do estilo de vida, tendo como fim uma melhoria da qualidade de vida.

Quais as principais dimensões do Bem-Estar?

Tomar consciência das seis dimensões essenciais ao pleno funcionamento humano e reconhecer o impacto de cada uma delas na sua qualidade de vida é um passo essencial para avaliar a decisão de abraçar uma mudança de estilo de vida.

A dimensão Física é a que explora e desenvolve o nosso potencial físico. Representa a habilidade para manter os comportamentos relacionados com a actividade física, a alimentação, os exames médicos de rotina e o sono.

A dimensão Emocional é a que integra estados de humor, emoções e sentimentos. Representa a habilidade para entender as nossas emoções, bem como as dos outros e as estratégias para lidar com os desafios que a vida nos propõe. Relaciona-se com um leque de virtudes humanas como a autoestima, autoaceitação, confiança e resiliência.

A dimensão Intelectual remete para a habilidade para manter a “mente aberta” a novas ideias, experiências e soluções. Procurar respostas, expressar a criatividade, manter vivo o desejo de aprender e desenvolver interesses são algumas das suas manifestações.

A dimensões Relacional representa a qualidade e a frequência de contactos e interacções com os outros. Remete para a habilidade para estabelecer, manter e recorrer a relacionamentos positivos, ao nível da família, amigos, colegas, comunidade ou grupos de interesse.

A dimensão Ocupacional abarca as actividades que preenchem o nosso quotidiano, representando a capacidade para obter satisfação e realização do uso que fazemos do tempo, a nível profissional, pessoal, familiar e de lazer. Representa o equilíbrio e a qualidade que conseguimos manter entre as várias actividades e contextos da nossa vida e o grau de satisfação que daí retiramos.

A dimensão Espiritual representa a capacidade de desenvolver a congruência entre os nossos valores e acções para um propósito de vida e a habilidade para estabelecer e manter a paz e harmonia no quotidiano.

 

Agora que já conhece as seis dimensões do Bem-Estar, avalie o seu nível de satisfação em relação a cada uma delas. Verifique que áreas estão a necessitar da sua atenção e o que isso desperta em si. A observação é o primeiro passo para iniciar o seu processo de mudança. Este é o seu ponto de partida!

 

 Marta Leitão – Health & Wellness Coach

 Marque uma sessão aqui

Shopping Basket
Fale Connosco
Enviar