Stress - Definição e Sintomas

O stress é uma resposta fisiológica e comportamental normal a algo que aconteceu ou está para acontecer que nos faz sentir ameaçados ou que, de alguma forma, perturba o nosso equilíbrio. Quando nos sentimos em perigo real ou imaginado, as defesas do organismo reagem rapidamente, num processo automático conhecido como reação de “luta ou fuga” ou de “congelamento”, é a resposta ao stress.

Inicialmente, o stress pode ser positivo, contudo para além de um certo nível, este deixa de ser proveitoso e começa a prejudicar gravemente a saúde, a alterar o humor, a produtividade, os relacionamentos e a qualidade de vida, em geral. São as diferentes fases do stress (v. adiante eustress e distress).

A vida moderna é cheia de dificuldades, prazos, frustrações e exigências. Para muitas pessoas o stress é tão comum que se tornou, quase, um modo de vida.
Mesmo de curta duração, o stress pode ter impacto no organismo. O stress agudo causado por uma desavença com o seu cônjuge ou por um evento mais dramático como um terremoto, um acidente, entre outros, pode assumir um impacto ainda maior.

Quando sujeito a períodos mais longos, o stress pode tornar-se crónico ou atingir uma situação limite, conhecida como Burnout.

Os sintomas de stress são a forma que o nosso organismo encontra para nos informar das alterações a que está a ser sujeito. Certamente que já sentiu as mãos transpiradas ou o seu coração a bater mais depressa, antes de efetuar uma apresentação ou participar numa reunião importante ou até enquanto visualiza um filme de terror. Estes são alguns dos sintomas de stress na pele e no coração, mas muitos outros afetam o nosso corpo (sintomas físicos) e mente (sintomas psicológicos).

Stress mental

Os sintomas de stress emocional são, vulgarmente, os que se seguem:

  • Cansaço mental;
  • Perda de memória;
  • Falta de concentração;
  • Apatia e desânimo (pensamentos negativos);
  • Ansiedade;
  • Preocupação excessiva;
  • Alterações no humor (mau humor constante, ou mais frequente);
  • Irritabilidade excessiva (a pessoa sente-se frequentemente irritada);
  • Agitação psicomotora, incapacidade de relaxar;
  • Sentimentos de estar sobrecarregada ou sobrecarregado;
  • Sentimento de solidão e isolamento (isolar-se dos outros);
  • Depressão ou tristeza;
  • Negligenciar responsabilidades, evitar situações;
  • O uso de café, álcool, tabaco ou drogas para tentar relaxar.

Stress – sintomas físicos

Os sintomas físicos do stress são, geralmente, os seguintes:

  • Sensação de cansaço;
  • Dor de costas, dor muscular;
  • Diarreia ou obstipação (prisão de ventre);
  • Dor na barriga (estômago);
  • Azia;
  • Tensão arterial alta;
  • Tonturas e náuseas;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no peito;
  • Frequência cardíaca mais acelerada (taquicardia);
  • Perda do desejo sexual (falta de desejo);
  • Alergias e constipações frequentes;
  • Alterações no apetite (comer muito ou falta de apetite);
  • Perturbações do sono (excesso de sono, dificuldade em dormir – sem sono);
  • Tiques nervosos (roer as unhas, por exemplo);
  • Queda de cabelo;
  • Alteração dos níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Alterações na menstruação;
  • Mãos transpiradas;
  • Herpes.

Nunca se esqueça que o stress quando patológico deve ser devidamente tratado com o devido acompanhamento psicológico e médico se necessário.

Caso sinta sintomas ou necessite de algum esclarecimento adicional não hesite em contatar www.orypsy.com.

Oriana Damião, Directora Clínica da ORYPSY.

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